Criar e administrar melhor o seu e-commerce não é tão fácil como pode parecer à primeira vista. Por isso, muitos empresários de primeira viagem ficam confusos e cometem erros graves que podem prejudicar seus negócios. Sendo assim, como gerir melhor o seu e-commerce?
A gestão de um negócio é fundamental para o seu sucesso. Muitas vezes, o fracasso de uma empresa não tem nada a ver com a qualidade dos serviços oferecidos, e sim com uma administração impensada ou mal feita.
Isso vale em dobro para um e-commerce, que, no caso de empresas pequenas, costuma ser gerido por uma ou poucas pessoas. Por isso, todo cuidado é pouco. É preciso que você realmente se dedique para buscar estratégias de gestão adequadas. Pensando nisso, separamos esse artigo com 4 dicas para gerir melhor o seu e-commerce. Confira!
Crie uma persona de marketing para o seu e-commerce
Uma persona de marketing é o perfil abstrato de um cliente ideal da sua marca. Ou seja, você precisa se perguntar para quem você quer vender seus serviços e criar um personagem com base nisso. Por exemplo: para uma agência de marketing digital, uma boa persona poderia ser Maria Antônia, de 30 anos, dona de uma pequena empresa de roupas e calçados.
Através desse exemplo, podemos perceber que dados como gênero, idade e ocupação da persona são essenciais. Afinal, você precisa pensar em quem é esse cliente para depois se perguntar do que esse cliente precisa.
Isso porque será a sua marca que vai oferecer soluções para os problemas dessa persona. E essas soluções vão guiar todas as suas iniciativas de marketing digital, que usarão esse perfil como alvo.
Crie um bom site
Para gerir melhor o seu e-commerce, é essencial que você tenha um site eficiente para o seu negócio. Ele precisa ter uma boa velocidade de carregamento, um layout fácil de utilizar e compreender, e um design responsivo que funcione em qualquer dispositivo. Um bom site não só será mais organizado e mais fácil de administrar, como irá atrair mais clientes para a sua empresa.
Lembre-se que o site é como se fosse a vitrine da sua loja virtual. É nele que os usuários verão os seus produtos e farão compras. Logo, ele deve transmitir uma imagem de profissionalismo e eficiência, para estimular a confiança do cliente na sua marca.
Possibilite diversas formas de pagamento para gerir melhor o seu e-commerce
Na América Latina, a forma de pagamento mais popular ainda é o cartão de crédito, preferido por 45% dos consumidores. No entanto, até 2022, a previsão é que essas estatísticas se tornem cada vez mais diversas, englobando novas formas de pagamento.
Por isso, tente se colocar no lugar do consumidor. Não há nada mais frustrante, para um cliente, do que tentar comprar alguma coisa apenas para descobrir que a loja não aceita a forma de pagamento oferecida. Sendo assim, procure sempre disponibilizar formas de pagamento diferentes para o seu e-commerce. Dessa maneira, você não exclui nenhum grupo de clientes em potencial.
Contrate uma agência de marketing digital
Uma agência de marketing digital pode ajudar você a gerir melhor o seu e-commerce. Afinal, uma equipe de profissionais especializados na área está preparada para levar em consideração todos os detalhes da gestão do seu site.
Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA oferece diversos serviços de marketing digital, inclusive a criação de lojas virtuais. Nossa equipe está preparada para atender a todas as demandas da sua empresa e planejar com você o crescimento que você desejar para a sua marca. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!