O perfil do consumidor mudou muito nos últimos anos, e, como consequência, a lógica do marketing também. Se, em outras épocas, anúncios em locais como televisão ou cinema eram mais populares, hoje em dia a internet se mostra como o maior outdoor que um empresário pode conseguir. E a consequência é um aumento da concorrência no mercado. Isso leva o cliente a se tornar mais seletivo e querer saber mais sobre o que ele está consumindo. Por isso, é preciso se destacar, e uma das melhores formas de fazer isso é humanizando a sua marca. Mas como fazer isso? Neste artigo, vamos citar 4 dicas para criar uma personalidade para a sua marca que vão mudar o seu jeito de fazer marketing digital. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!
Conheça as 4 principais dicas para criar uma personalidade para a sua marca
A importância da humanização de uma empresa é algo que não pode ser mensurado no mercado atual. 90% dos consumidores relatam ser leais a marcas que gostam. Logo, entrar nessa esfera, e se tornar uma marca pela qual as pessoas têm afeição, é um caminho muito eficiente para qualquer negócio.
E é aí que entra a questão de criar uma personalidade para a sua marca. É mais fácil para um cliente criar afeição pela sua empresa se ele a vê de forma mais humana. As pessoas gostam de formar laços e vínculos emocionais. E não é possível fazer isso com uma entidade robótica e fria.
Diante disso, surge a pergunta: Como criar uma personalidade para a sua marca? E felizmente, existem muitas maneiras de fazer isso, especialmente na internet. A seguir, vamos, então, falar um pouco sobre cada uma delas. Confira!
Esteja presente nas redes sociais
As mídias sociais talvez sejam o espaço mais propício na internet para uma empresa construir uma personalidade. Afinal, plataformas como o Facebook, o Twitter e o Instagram são pautadas quase inteiramente na interação entre os usuários. E, ao interagir com outras pessoas, é impossível não mostrar alguma personalidade.
Por isso, vale a pena criar uma presença nas redes sociais para a sua empresa. É claro que você não precisa estar presente em todas as mídias sociais imagináveis, mas cultivar um perfil ou página pelo menos nas mais conhecidas é uma das melhores atitudes que você pode tomar.
Crie conteúdo humanizado
O marketing de conteúdo é uma ferramenta muito eficiente para estabelecer um tom de voz e uma personalidade para uma marca. Isso porque, quando você cria conteúdo, é melhor dar um toque pessoal para garantir que ele se destaque na internet.
Também é possível utilizar formatos de conteúdo que sejam mais humanizados. Um grande exemplo é o podcast, que, por ser uma transmissão em áudio, aproxima muito o criador do conteúdo dos ouvintes.
Aposte no bom humor e na descontração
Ser divertido é uma ótima forma de mostrar personalidade. Afinal, todo mundo gosta de rir, e dar uma gargalhada é algo que associamos a pessoas que gostamos, como amigos próximos. Sendo assim, se a sua empresa provoca risos nos seus clientes, isso pode criar memórias afetivas positivas, que ajudam no processo de fidelização.
Contrate uma agência de marketing digital
No fim das contas, a melhor das dicas para criar uma personalidade para a sua marca que podemos citar é: Vale a pena contar com a ajuda de um profissional especializado. A equipe da Agência IMMA, por exemplo, é altamente qualificada e está preparada ajudar a sua empresa no que ela precisar. Quer saber mais? Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!