4 dicas para aumentar a geração de leads no seu site

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
04/07/2017
Gestão de Sites

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_column_text]Você tem uma página de contato em seu site? Você já se perguntou quantos clientes potenciais visitaram esta página e não preencheram o formulário de contato? Ou se as pessoas já começaram a preencher o formulário e desistiram na metade? Se você deseja aumentar a geração de leads no seu site, precisa começar a pensar sobre isso.

4 dicas para aumentar a geração de leads no seu site

Fonte: Freepik.

É importante constantemente monitorar a geração de leads de um site, mas muitas vezes negligenciamos esse trabalho em vista de tantas outras necessidades que a empresa apresenta. Por isso, veja essas 4 dicas para aumentar a geração de leads no seu site:

1. Refine seus formulários: quantas perguntas você está pedindo que seus potenciais clientes respondam na sua página de contato? Muitas vezes, assumimos que, quanto mais informações conseguirmos coletar, melhor. E, embora isso seja parcialmente verdadeiro, há um limite para o quanto você pode solicitar do seu público.

Se o seu formulário de contato tiver vinte perguntas, você receberá muito menos inscrições do que se você pedir a seus clientes para preencher apenas quatro perguntas. A chave é encontrar um meio termo. Tente eliminar tudo no seu formulário de contato que não é essencial.

Por exemplo, você precisa saber qual será seu futuro orçamento com esse possível cliente de imediato e qual o CEP da pessoa imediatamente ou isso é algo que pode ser perguntado em contatos posteriores? Nome, endereço de e-mail, número de telefone e comentários são, na maior parte das vezes, suficientes. Teste seu próprio formulário para ver se você simplesmente não está pedindo muito dos visitantes.

2. Decida o que é fundamental: faça tudo o mais opcional possível. Se você não precisa de um número de telefone, marque-o como opcional em seu formulário de contato. Muitas pessoas não querem ser incomodadas com um telefonema e adicionar uma caixa obrigatória para números de telefone é suficiente para fazê-las desistir do preenchimento, o que não ajuda a aumentar a geração de leads no seu site.

Muitas vezes, é mais fácil conseguir marcar uma reunião ou fazer uma venda depois de trocar alguns e-mails com seu potencial cliente e deixá-lo mais familiarizado com você e sua empresa.

3. Destaque-se: apesar do que você pode ter ouvido, não há nenhuma cor que converta melhor ou pior em um formulário ou página de destino. Esse tipo de informação costuma ser contraditório e acaba causando mais confusão do que ajudando. A verdade (e o que você precisa se lembrar ao projetar suas páginas e landing pages) é que a cor do seu botão não importa. Ele só precisa se destacar.

Se você tem um site que usa muito vermelho, tenha um botão de contato verde. Se você tem um site todo trabalhado em tons de verde, faça o botão de contato vermelho. Escolher as cores de botões deve ser simples assim, pois apenas queremos que eles se destaquem nas páginas. Não deixe suas chamadas para ação se perderem pelo site, pois isso faz com que sua empresa perca oportunidades.

4. Instale um pixel de retargeting: segundo uma pesquisa da plataforma Your Escape From 9 to 5, o retargeting foi identificado por 46% dos profissionais de marketing como a forma mais subestimada de marketing digital. E talvez esse seja o momento de abraçar seu uso.

Tudo o que você precisa fazer é instalar um snippet de código em sua página de contato ou páginas de produtos e publicar anúncios para as pessoas que visitaram essas páginas nos últimos 30 a 60 dias. Esta estratégia pode não só aumentar a geração de leads no seu site, como também elevar as taxas pessoas que retomam seus carrinhos e efetuam compras.

O retargeting é fácil de fazer, acessível e gera resultados muito positivos sempre que é usado de forma consciente.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_text_separator title=”Veja também” title_align=”separator_align_left” color=”sky”][nectar_blog layout=”masonry-blog-fullwidth” category=”gestao-de-sites” load_in_animation=”fade_in” posts_per_page=”6″][/vc_column][/vc_row]

Veja também