Facebook Pixel

4 dicas de SEO para blogs iniciantes

Facebook
Twitter
LinkedIn

O SEO é fundamental para qualquer pessoa que queira crescer na internet. Mas às vezes começar a atuar nesse campo pode ser um pouco confuso e intimidante, pela complexidade do assunto. Há muito o que aprender e a quantidade de informações pode ser intimidante. Por isso, nesse artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre SEO para blogs iniciantes. Confira!

4 dicas de SEO para blogs iniciantes. Fonte: freepik.

Entendendo o que é SEO

SEO significa search engine optimization, ou, em português, “otimização para mecanismo de busca”. A sigla se refere ao conjunto de técnicas que tem como objetivo otimizar um conteúdo para torná-lo mais atraente aos algoritmos de mecanismos de busca como, por exemplo, o Google.

Sendo assim, o SEO permite que um site ou página obtenha uma posição mais favorável nas páginas de resultados. Isso garante um maior número de acessos, pois a maioria das pessoas clica apenas nos primeiros resultados que aparecem após uma busca. Desse modo, investir em SEO é fundamental para o crescimento da sua marca no mundo online.

4 dicas de SEO para blogs iniciantes

Tendo isso em mente, você já sabe que SEO é muito importante, especialmente para blogs iniciantes. Mas como fazer para conseguir aplicar essa técnica ao seu site? Felizmente, há muitas maneiras de trabalhar o SEO do seu blog para buscar um rankeamento melhor nos resultados de busca. A seguir, vejamos algumas das principais delas.

Otimize sua URL

A URL, ou o endereço da sua página, afeta muito o SEO do seu blog. Por conta disso, procure sempre manter URLs amigáveis para os seus posts.

O que isso significa? Significa manter URLs que sejam legíveis, sem combinações aleatórias de letras ou números. O ideal é que a URL contenha o título do conteúdo, mas de maneira resumida, para criar um link curto. Links muito grandes passam pouca credibilidade e prejudicam o SEO da sua página.

Otimize sua URL. Fonte: freepik.

Use palavras-chave

Essa é uma das principais dicas de SEO para blogs iniciantes. As palavras-chave são os termos que são digitados na barra de buscas do Google sempre que alguém tenta procurar alguma coisa. Com esses termos, o Google seleciona os resultados mais relevantes e apresenta-os nos primeiros lugares das páginas de resultados. Ou seja, usar palavras-chave pode melhorar o seu posicionamento.

Mas quando usar as palavras-chave? Bem, não é preciso exagerar e repetir a mesma coisa mil vezes no mesmo texto. Isso dá um caráter artificial e não é bom aos olhos do Google. No entanto, a sua palavra-chave deve estar presente nos seguintes elementos do texto:

  • O título;
  • Pelo menos um subtítulo;
  • A URL;
  • A meta descrição da página;

E pelo menos três vezes no texto em si: uma na introdução, outra no meio do texto e uma última vez na conclusão.

Otimize também as suas imagens

Como mencionamos no item anterior, as imagens também podem ser otimizadas. Por isso, salve as suas imagens com nomes que contenham a sua palavra-chave, e modifiquem o atributo alt de cada uma de acordo.

Esse atributo funciona como uma alternativa à imagem, em uma situação em que o elemento visual não funcione. Como os buscadores procuram por texto, e não imagens, o atributo alt é usado para posicionar a sua página entre os resultados. Assim, não se esqueça de otimizar esse elemento.

Otimize também as suas imagens. Fonte: freepik.

Contrate uma agência de marketing digital

Para usar SEO para blogs iniciantes, às vezes é melhor contratar uma equipe profissional, de uma empresa especializada no assunto. A Agência IMMA é uma boa opção: voltada para serviços de marketing digital, a empresa tem muita experiência com serviços de SEO e está preparada para realizar um trabalho de otimização para turbinar o seu site. Quer saber mais? Entre em contato e faça o seu orçamento!

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?