A criatividade é um elemento crucial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital. No entanto, ela é especialmente relevante para o marketing de conteúdo. Visto que se baseia na criação constante, sempre com um alto nível de qualidade. Mas como manter um fluxo de produção de conteúdo que consiga ser, ao mesmo tempo, relevante e criativo? Neste artigo, vamos dar 4 dicas criativas de marketing de conteúdo para ajudar você a responder essa pergunta. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!
4 dicas criativas de marketing de conteúdo que você precisa conhecer
O maior desafio de quem investe em marketing de conteúdo não é entender as vantagens dessa estratégia (já que elas são muitas e evidentes), nem produzir os primeiros conteúdos. É continuar a manter um fluxo estável de produção por muito tempo.
Isso vale para a produção de conteúdo para qualquer área. Independentemente de qual seja o seu setor de atuação do mercado. Em algum momento você vai se sentir sem ideias, achando que esgotou todos os tipos de conteúdo que poderia produzir.
O segredo para lidar com esse momento é estar preparado para ele. A falta de inspiração é normal e faz parte da vida de qualquer criador. No entanto, é preciso se preparar para que, quando ela chegue para você, você saiba administrar essa crise sem abandonar a sua estratégia de produção.
Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a pensar em técnicas criativas de marketing de conteúdo para abordar no blog ou nas mídias sociais da sua marca. Confira!
Invista na criação de um podcast
O podcast é um dos canais de comunicação mais amados pelo público brasileiro. Porém, ainda são poucas as empresas que investem na produção de conteúdo para esse formato. Por isso, uma boa ideia para inovar na sua estratégia de conteúdo é abraçar o formato da transmissão em áudio e criar um podcast para a sua marca. Desse modo, você pode até aproveitar conteúdos antigos, adaptando-os para virarem novos episódios do podcast.
Aposte em um conteúdo altamente direcionado
Ser específico é uma atitude que é subestimada no marketing de conteúdo, mas que pode ser muito útil, especialmente se você se encontrar sem ideias para produzir. Assim, você pode olhar para um tópico que você antes abordou de forma geral (como, por exemplo, “marketing em mídias sociais”) e lançar um novo olhar sobre ele, trabalhando-o de uma perspectiva mais específica (“marketing em mídias sociais para restaurantes”). Isso ajuda você a criar novos conteúdos e ainda é positivo para o seu SEO, pois facilita a otimização com palavras-chave de cauda longa. Ou seja, uma aposta certeira!
Fique atento às novidades da sua área
Toda área profissional está em constante evolução, testemunhando inovações a cada minuto. Por isso, no marketing de conteúdo, existe sempre a possibilidade de abordar assuntos novos, que acabaram de entrar em discussão no seu setor de atuação. Ao fazer isso, você pode inclusive se destacar aos olhos dos usuários, por ser uma das primeiras pessoas que abordou um assunto que eles queriam entender melhor.
Contrate uma agência de marketing digital
Se você precisa de dicas criativas de marketing de conteúdo, uma boa ideia é contratar uma equipe especializada na área para realizar a produção de conteúdo da sua empresa. A Agência IMMA, por exemplo, é uma agência de marketing digital com experiência na produção de conteúdos de diversos formatos, para empresas de qualquer porte. A equipe IMMA está preparada para atender a sua marca e ajudar a impulsioná-la na internet.
E aí, quer saber mais? Não perca tempo: Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!