O Instagram é uma rede social que oferece muito potencial para qualquer empresa que decida criar um perfil. No entanto, antes de tomar essa decisão, é muito importante que você entenda bem quais são as vantagens que esse espaço apresenta para a sua marca. Por isso, neste artigo, listamos 4 benefícios do Instagram para empresas. Confira!
4 benefícios do Instagram para empresas
Quando falamos de mídias sociais, como o Instagram ou o Facebook, tendemos a pensar em perfis pessoais. Afinal, quem não está ou não conhece um amigo que está em alguma dessas plataformas?
Mas, como empresário, é preciso ir além dessa visão. As redes sociais são importantes espaços para marcar presença com a sua empresa, fazendo-a crescer no mundo online. O Instagram, então, pode ser uma ferramenta particularmente vantajosa. A seguir, vejamos, então, o por quê.
O Instagram ajuda a criar uma identidade visual
A identidade visual é o conjunto dos elementos visuais que ajuda a compor uma identidade para a marca, dando-lhe uma imagem única na mente dos clientes. Sendo assim, todo conteúdo visual que envolve a sua empresa (seja ele logos, banners ou posts de redes sociais) contribui de alguma forma para a construção dessa identidade. É daí que vem a importância de um bom trabalho de design gráfico.
E uma boa maneira de consolidar a sua identidade visual na mente do público é com uma página no Instagram. Como o Instagram é um espaço voltado para o compartilhamento de imagens, nele você pode explorar o conteúdo visual com mais afinco, construindo uma identidade mais coerente.
É possível até brincar com o formato do feed para se expressar visualmente de uma forma diferente. O feed estruturado, ou seja, no qual as imagens postadas formam uma única imagem maior, vista quando alguém visualiza o feed como um todo, é muito popular, e é uma forma eficaz de chamar a atenção de um usuário.
O alcance é imenso
Só no Brasil, o Instagram mais em torno de 1 milhão de usuários novos por mês. Ou seja, há um fluxo constante de novos usuários, e cada um deles pode representar um novo lead ou cliente para a sua marca.
Sendo assim, é importante tentar aproveitar de alguma maneira o alcance da plataforma. O Instagram pode ajudar muito na missão de ampliar o seu público e fazer mais pessoas conhecerem a sua marca.
Você pode interagir com seus clientes
Como qualquer outra rede social, o Instagram carrega muitas possibilidades de interação. Além de curtir as suas fotos, os seus seguidores também podem deixar comentários na sua página, e esses comentários podem ser curtidos e respondidos por qualquer usuário.
Diante disso, fica claro que um dos maiores benefícios do Instagram para empresas é poder interagir mais com o público da marca. Você pode até fazer enquetes ou eventos como sorteios para estimular ainda mais essa interação.
É um espaço para promover seu conteúdo
Se você já está investindo na produção de conteúdo para a sua empresa, então você já sabe que é preciso promover esse conteúdo para garantir que ele obtenha resultados. E as redes sociais são ótimos lugares para fazer isso. Com o Instagram, por exemplo, você pode promover as suas criações através de posts que despertem o interesse no usuário por aquele assunto.
Use o Instagram com ajuda especializada
Para aproveitar bem os benefícios do Instagram para empresas, o ideal é que você conte com a ajuda de uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, tem uma equipe de gestão de mídias sociais que pode administrar o perfil da sua marca com excelência, economizando tempo para você. Entre em contato e faça já um orçamento!
Descubra quais são as 5 principais dicas para melhorar o seu conteúdo para as redes sociais
O marketing de conteúdo é ideal para as redes sociais. Isso porque a maioria dessas plataformas consiste em interações, e o que propicia essas interações é o compartilhamento de conteúdos diversos. Afinal, para que as pessoas discutam sobre uma postagem, por exemplo, essa postagem precisa ter algum conteúdo interessante.
Fica claro, então, que melhorar o seu conteúdo para as redes sociais pode ser muito positivo para a sua empresa. Mas como fazer isso? A seguir, vamos dar algumas dicas que podem ajudar você com esta tarefa. Confira!
Foque no aspecto visual do conteúdo
A comunicação visual é uma das ferramentas mais básicas na internet, e ela é especialmente importante nas redes sociais. Isso porque, nestas plataformas, há muito conteúdo disputando a atenção dos usuários, o que significa que uma postagem precisa de elementos gráficos para se destacar.
Sendo assim, é essencial focar no aspecto visual do seu conteúdo. Use técnicas de design gráfico para criar postagens esteticamente agradáveis, que chamem a atenção dos usuários e que correspondam à essência da sua empresa. Dessa maneira, o seu conteúdo também pode contribuir na construção da identidade visual da marca.
Faça vídeos
Um tipo de conteúdo que tende a fazer muito sucesso nas redes sociais é o conteúdo dinâmico. Esse formato é mais acessível e fácil de consumir do que, por exemplo, um texto de um blog.
Um dos exemplos mais comuns de conteúdo dinâmico é o vídeo. Nas redes sociais, vídeos são muito eficientes para chamar a atenção dos usuários. Por isso, vale a pena investir na criação de vídeos para os perfis da sua marca.
Poste links para os seus outros canais de conteúdo
Os veículos de compartilhamento do marketing de conteúdo são mais eficazes se forem utilizados em conjunto. Isso significa que as redes sociais devem ser utilizadas para aumentar o alcance de outros canais de produção de conteúdo da sua marca.
Um bom exemplo disso é postar links para posts novos no blog da empresa. Ao fazer isso nas mídias sociais, você garante que usuários que não conheciam o seu blog antes possam descobri-lo e consumir o seu conteúdo.
Inclua CTAs em todas as suas postagens
Para melhorar o marketing de conteúdo das suas redes sociais, é preciso melhorar os níveis de interação que os seus posts recebem. E, para isso, é necessário incluir CTAs em todas as postagens.
CTA é uma sigla que significa call to action ou chamada para a ação. Assim, incluir uma CTA em um post é uma forma de sugerir uma ação para o usuário, como comentar no post ou compartilhá-lo. Isso é muito positivo para o engajamento.