Sem dúvida, você conhece alguém que usa alguma rede social. No Brasil, muito provavelmente essa rede social é o Facebook, de longe a plataforma mais utilizada pelos brasileiros. Com mais de 130 milhões de usuários do país, o Facebook é um terreno fértil para empresas que buscam crescer. Mesmo assim, muitos empresários ainda hesitam em aderir ao mundo do marketing nas redes sociais.
Confira 4 benefícios do Facebook para empresas de qualquer porte para mostrar a necessidade de ter uma presença nessa rede social. Quer quais são eles? Continue lendo para descobrir!
4 benefícios do Facebook para empresas
Como empresário, você tem muito o que fazer, talvez, a ideia de criar uma página no Facebook para a sua marca pareça um esforço desnecessário. Afinal, o que o Facebook tem a oferecer para as empresas? A seguir, veremos os 4 benefícios do Facebook para empresas de todos os portes.
Criação de identidade
Estar presente nas mídias sociais é criar um perfil para a sua empresa na internet. Isso representa uma grande oportunidade de construir a identidade que você quer passar com a sua marca.
Nenhum lugar é melhor para isso do que o Facebook, conhecido como o espaço onde as pessoas compartilham suas vidas e interagem. Criar uma página de Facebook para a sua empresa é, portanto, uma ótima forma de humanizar a sua marca aos olhos do público.
Além disso, como o Facebook é um espaço primariamente visual, essa também é uma chance de estabelecer uma identidade visual coerente para a sua marca. Através de elementos como foto de perfil, você pode colocar à prova o design dos seus materiais e investir na construção de uma imagem que transmita tudo o que você quer que a sua marca transmite.
Interação com os usuários é um dos benefícios do Facebook para empresas
O Facebook traz um conjunto de possibilidades de interação imenso e muito diversificado. Como empresário, você pode tirar proveito disso para aumentar a interação com os seus clientes.
Isso pode ser feito de muitas formas. Responder comentários, por exemplo, é sempre uma boa ideia, porque faz com o que cliente se sinta visto pela sua marca, o que cria uma sensação de proximidade.
Desse modo, você pode trabalhar com essa interação para formar vínculos com os seus clientes. No futuro, esses vínculos podem estimular mais vendas e até formar clientes fiéis.
Monitoramento da concorrência
Com certeza, seus concorrentes já têm páginas ou perfis no Facebook. E estar presente nesse espaço é uma forma de monitorar essas páginas e, com isso, descobrir como está o marketing digital da sua concorrência.
Isso é fundamental, também, para buscar inspiração para o seu próprio conteúdo. Mas atenção: nunca plagie o conteúdo de ninguém, nem no Facebook nem em qualquer outro lugar. A ideia é apenas descobrir quais são os temas e abordagens que estão em alta na sua área.
O Facebook Ads
Quando falamos de benefícios do Facebook para empresas, o Facebook Ads é uma atração à parte. Permitindo que você segmente seu público como você desejar, ele é uma das maneiras mais eficazes de fazer anúncios na internet. Trata-se, então, de um investimento que vale a pena considerar.
No painel do business do Facebook (https://business.facebook.com), é possível selecionar o tipo de campanha que você precisa, sendo por Reconhecimento, Consideração ou Conversão.
Uma estratégia de marketing no Facebook bem definida e com acompanhamento constante pode gerar resultados surpreendentes para a empresa.
Veja também: Como criar uma campanha de sucesso no Facebook
Por que usar redes sociais como estratégia de marketing?
Você sabia que, em 2019, cerca de 3,2 bilhões de pessoas tinham algum perfil em uma rede social? De fato, desde a evolução tecnológica e o surgimento da internet, as redes sociais têm se tornado cada vez mais populares no mundo todo. Hoje, de diferentes características e formatos, existem plataformas para qualquer gosto.
É claro que esse sucesso não foi de um dia para o outro. Podemos dizer que o exemplo mais próximo que temos de uma rede social com sucesso na década retrasada foi o Orkut. Fazendo muito sucesso entre o Brasil e a Índia, o Orkut foi, de fato, a primeira grande rede social e que, de certa forma, moldou a ideia de como essas redes deveriam funcionar.
A plataforma, apesar de ser norte americana, não foi de muito agrado da população local. Para que você tenha ideia, o Orkut chegou a ter 52 milhões de usuários cadastrados. O Brasil foi o país com maior número de usuários, seguido dos Estados Unidos e Índia. Cerca de 29 milhões de perfis era de brasileiros.
Devido a baixa taxa de atualização para se moldar ao novo gosto do público, o Orkut acabou caindo em desuso, fazendo com que os usuários migrassem para uma nova plataforma, com uma nova pegada e ideias diferentes, o Facebook. Foi com o Face que as redes sociais tiveram, de fato, um “boom” mundial.
Hoje, graças a popularização das redes sociais devido ao processo de globalização, é possível que as pessoas possam criar contas em diferentes redes, com estratégias e formatos de comunicação específicos. Dessa forma, as redes sociais chegaram ao número astronômico de 3,2 bilhões de usuários em 2019.
Tendo em vista que a população mundial é estimada em 7,8 bilhões, podemos dizer que quase 50% dela esta nessas redes. Dessa maneira, as mídias sociais se tornaram uma grande fonte de renda e comunicação para as empresas. É como se essas plataformas fossem grandes vitrines para a marca se expor e se comunicar com seu público.
Assim, começaram a surgir estratégias variadas de marketing digital focado em redes sociais com a ideia de profissionalizar a comunicação das empresas nesses meios.
Contrate uma agência de marketing digital para gerir o Facebook da sua empresa
A melhor forma de aproveitar completamente todos os benefícios do Facebook para empresas é com a ajuda de uma equipe profissional. A Agência IMMA, por exemplo, é uma agência de marketing digital com um time de profissionais que vai saber orientar você no uso do Facebook e de mídias sociais em geral. Desse modo, você garante uma gestão eficaz da sua página. Entre em contato com a empresa e faça já o seu orçamento!