Você sabe o que significa o termo inbound marketing? Esse é um conceito que surge muito quando o assunto é marketing digital, e não sem razão. Mas será que vale a pena usá-lo na estratégia de publicidade online da sua empresa? Para ajudar você a responder essa pergunta, neste texto, separamos as 3 principais vantagens de investir em inbound marketing. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!
Conheça as 3 principais vantagens de investir em inbound marketing
Em primeiro lugar, é preciso definir o que é inbound marketing. Esse termo foi criado no ano de 2006, na empresa americana HubSpot, pelos profissionais Brian Halligan e Dharmesh Shah. Em 2009, os dois publicaram um livro sobre o assunto, “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”. E, isso contribuiu muito para a popularização da estratégia.
A tradução de inbound marketing, em português, seria marketing da atração. E isso já sugere qual é o ponto central dessa estratégia. O inbound marketing é um tipo de marketing que adota uma abordagem mais sugestiva. Busca atrair o cliente ao invés de abordá-lo de forma direta e incisiva, como ocorre no marketing tradicional.
E como essa atração é criada? Uma das principais ferramentas é o marketing de conteúdo. A ideia, então, é criar conteúdo que interesse aos usuários e que chame a atenção deles para a sua empresa.
Mas, uma vez que você entende o que é inbound marketing, é necessário também compreender quais são as vantagens que essa modalidade de marketing oferece. E, por isso, a seguir, vamos citar as principais delas para ajudar você a entender por que vale a pena adotar essa abordagem para a sua empresa. Confira!
É uma modalidade que custa menos do marketing tradicional
Um dos primeiros pontos que devem ser levantados é a questão do custo de iniciativas de marketing apresentado tanto pelo marketing tradicional como pelo inbound marketing. E a comparação é clara: Estratégias de inbound marketing são muito mais acessíveis e pesam muito menos no orçamento de uma marca do que uma iniciativa de marketing tradicional, como, por exemplo, um comercial na televisão. Sendo assim, é uma boa ideia levar isso em conta na hora de fazer o seu plano de marketing anual.
O inbound marketing ajuda a sua marca a ganhar autoridade
Como o inbound marketing funciona através de uma produção constante de conteúdo gratuito e de qualidade, um dos efeitos mais positivos dele é que ele aumenta a autoridade da sua marca no mercado. Isso porque os usuários vêem a quantidade de informação que você está disponibilizando para eles e começam a ver a sua empresa como uma referência, como um exemplo de conhecimento na sua área de atuação. Ou seja, trata-se de uma iniciativa que pode melhorar muito a imagem do seu negócio a longo prazo.
É uma forma de se aproximar do seu público
Com o inbound marketing, você é forçado a conhecer melhor o seu público-alvo para descobrir como atraí-lo de forma efetiva. Nesse processo, a sua empresa acaba criando uma relação mais próxima com os clientes, pois eles se sentem vistos como indivíduos pela marca, e não como números. Isso contribui muito para a criação de clientes fiéis, que não apenas vão consumir seus produtos com frequência como irão recomendá-los a parentes e amigos.
Contrate uma agência para montar uma estratégia de inbound marketing
Agora que você conhece as principais vantagens de investir em inbound marketing, o próximo passo é contratar uma agência de marketing digital para montar um plano de marketing de atração para a sua empresa. E a Agência IMMA é uma ótima opção. Entre em contato e faça já um orçamento!