3 táticas de SEO on page para otimizar um site

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
06/12/2020
Otimização de Sites (SEO) | Marketing Digital

Se você é um empresário e quer investir em marketing digital, o primeiro passo é criar um site para a sua empresa. Mas essa criação deve ser feita de forma estratégica. Afinal, na internet, não basta estar presente para ser encontrado pelos usuários. É preciso investir em técnicas de otimização, conhecidas como SEO.

Mas que técnicas são essas? Se você não sabe a resposta para essa pergunta, não se preocupe: Neste artigo, vamos ajudar você a saber mais sobre o assunto apresentando as 3 táticas de SEO on page para otimizar um site. Continue com a leitura para aprender!

3 táticas de SEO on page para otimizar um site

Fonte: Freepik

Conheça as 3 táticas de SEO on page para otimizar um site

SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismo de busca. Trata-se de um conjunto de técnicas que busca melhorar o desempenho de um site ou um conteúdo em plataformas de busca como o Google.

Isso porque a ordem dos resultados de pesquisa em que esses sites ou conteúdos aparecem importa muito. A maioria dos usuários tende a clicar apenas nos primeiros resultados. Assim, se o site da sua empresa fica na terceira ou até na segunda página de resultados, é provável que poucos usuários o encontrem através do Google. E isso é um problema, porque as pessoas tendem a buscar por serviços ou produtos na internet com essa ferramenta.

Sendo assim, como otimizar o site da sua marca? É necessário aderir a táticas de SEO on page. Este conceito é o tipo de SEO que é feito na própria página a ser otimizada, modificando-a de forma interna. Dessa forma, podemos explicar SEO on page como um conjunto de estratégias utilizadas no site para otimização todo o conteúdo produzido e, depois, disponibilizado nele.

Ou seja, o SEO on page é responsável por deixar o site harmonioso e bem montado para que os mecanismos de busca possam aproveitar os conteúdos, posicionando o seu material de acordo com a qualidade do SEO.

No entanto, para fazer um bom trabalho de SEO é necessário, antes, entender alguns conceitos e aplicá-los nas suas métricas de SEO, tais como: elaboração de título chamativo, uso de palavras-chave ao longo do conteúdo, descrição e URL. As palavras-chave, por exemplo, se referem ao que as pessoas escrevem na barra de pesquisa dos buscadores. Ou seja, não é ideal usar só uma palavra, mas sim uma expressão que resume seu conteúdo.

Aproveite o melhor do SEO contratando uma agência especializada

Fonte: Freepik

Por isso, para um bom trabalho de SEO on page, é fundamental ter bastante conhecimento da ferramenta de SEO, até para que o site fique bem funcional e consiga colher frutos bons do seu planejamento de marketing de produção de conteúdo. Com isso, seu investimento em conteúdo será compensado, já que os mesmos serão mais facilmente encontrados no Google.

Ainda é importante destacar que, ao contrário de outras formas de divulgação e captação de leads, o SEO dá a oportunidade de captar clientes e fidelizar os compradores com pouco investimento, colhendo ótimos frutos se feito de maneira correta.

Existem várias formas de destacar seu site e se posicionar bem nos buscadores, e o SEO on page é uma dessas estratégias. Dessa forma, vamos dar algumas dicas que vão ajudar você a aplicar essa técnica na prática. Confira!

Invista em um design responsivo

Uma das coisas que o Google avalia na hora de ordenar os resultados de busca é a experiência que o usuário tem no site. Isso vale para todos os usuários, inclusive os que não usam dispositivos desktop. Assim, é crucial que o seu site funcione bem em dispositivos móveis.

A melhor forma de garantir isso é com um design responsivo. Esse é um tipo de design que faz com que o seu site possa se adaptar a diferentes tamanhos de telas. Dessa forma, qualquer usuário pode ter uma boa experiência nele.

Invista em um design responsivo

Fonte: Freepik

Não se esqueça de otimizar as imagens

Muitas pessoas se esquecem, mas as imagens de um site também devem ser otimizadas. Isso significa incluir a palavra-chave em questão tanto no nome do arquivo como no seu atributo alt. Dessa maneira, as chances do seu site ser encontrado através da busca de imagens do Google aumentam.

Primeira coisa a se fazer, após baixar uma imagem, é nomeá-la de acordo com o tema, mas sem letras maiúsculas, acentos ou espaços, por exemplo: “marketing-digital-e-inbound-marketing”. Após isso, é necessário otimizar as imagens na barra da direita, Para isso, basta clicar nas imagens, selecionar Marcas, Comentários, Título e Autor. Tudo deve ser otimizado contendo as palavras-chave do seu conteúdo.

Não se esqueça de otimizar as imagens

Fonte: Freepik

Otimize a URL da página

A URL da página também pode ser otimizada. Isso significa fazer dela uma URL amigável, ou seja, legível, sem muitas letras, símbolos ou números. O ideal é que ela contenha a palavra-chave da página em questão e seja simples e limpa. Para isso, basta separar as palavras com hifens. Por exemplo, uma página com a palavra-chave “marketing digital para iniciantes” teria uma URL que terminaria em “/marketing-digital-para-iniciantes”.

Muitas pessoas acabam não dando importância para este tópico, mas ele também é fundamental para uma técnica de SEO on page, até porque, entre as métricas de pontuação do SEO está a palavra-chave na URL. Ou seja, saber escolher uma boa palavra-chave que caiba no espaço da URL é essencial.

Aprenda a otimizar a URL do seu site

Fonte: Freepik

Contrate uma agência de marketing digital para melhorar o seu SEO on page

Agora que você conhece as principais táticas de SEO on page para otimizar um site, é hora de usá-las. E a melhor forma de fazer isso é com a ajuda de uma agência de marketing digital. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção.

Nós contamos com uma equipe especializada em serviços de marketing de conteúdo, criação de sites e gestão de redes sociais para fazer com que a sua empresa possa chegar no topo das buscas do Google e ganhe relevância no mercado. E aí, quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!

Agência de Gestão e Otimização de Sites

Veja também