Segundo o site Internet Live Stats, existem mais de 1 bilhão de sites na web hoje. A cada dia, cerca de 4,3 milhões de posts são publicados, o que significa que 51 novos artigos entram no ar a cada segundo. Com tanto conteúdo novo regularmente aparecendo na rede, é difícil para os blogueiros se estabelecer e manter seu público, principalmente quando cometem esses 3 erros imperdoáveis ao criar um blog.
Fonte: Pixabay.
Todo mundo sabe que planejar costuma ser sinônimo de sucesso. Se planejando muita gente falha, imagina ao deixar de planejar? Há uma abundância de formas de deixar seu blog atraente, mas não importa o quanto você é bom e criativo se você já começa sem um plano detalhado de como tornar sua página um sucesso.
Blogueiros novos começam geralmente com uma quantidade enorme de ideias e muita energia extra, mas nada disso fará um blog ser bem-sucedido. A emoção e a inspiração presentes no início de um projeto sempre ficam baixas à medida que o projeto prossegue e nem sempre sai como o imaginado.
Mas onde os blogueiros falham? Onde eles vão mal? E como evitar essas mesmas armadilhas? Confira 3 erros imperdoáveis ao criar um blog:
1. Não organizar suas ideias: você pode ter uma tonelada de ideias criativas e revolucionárias quando você começa seu blog. Mas manter esse pique se torna mais difícil como o tempo passa. Todos os escritores sabem que passar por bloqueios é inevitável. Então, como você pode impedir que um bloqueio sabote seus planos? Mantendo um arsenal de ideias organizadas para sustentar o blog mesmo naqueles dias em que a inspiração se esgota.
A maneira mais fácil de organizar suas ideias é criar uma planilha no computador. Toda vez que você pensar em uma nova ideia para uma postagem no blog, anote-a. Você pode compartilhar sua planilha com outros membros da equipe e pedir algumas contribuições. Essa planilha também permite que os membros da equipe se alimentam das ideias dos outros, garantindo inspiração extra sempre.
Como a inspiração pode te atingir a qualquer momento, você também pode gravar notas de voz ou fazer anotações em seu telefone quando não estiver perto do computador para não perder nenhuma ideia. Depois você pode transferir essas notas para sua planilha para que elas não se percam com o tempo.
2. Não usar um calendário editorial: um calendário editorial é necessário para manter as postagens do blog consistentes. É impossível desenvolver e manter uma audiência se você não está produzindo conteúdo regularmente.
Idealmente, você deve usar um calendário editorial para planejar seu conteúdo com a maior antecedência possível. Um cronograma editorial que se estende por algumas semanas ou até mesmo alguns meses vai estabelecer um bom fluxo de trabalho, garantindo bastante tempo para pesquisar, escrever e editar artigos sem se sentir apressado ou ansioso sobre os prazos.
Existem vários calendários editoriais disponíveis na internet. O WordPress, por exemplo, tem seu próprio plug-in de calendário editorial, mas existem muitos outras. Depois de selecionar sua plataforma de calendário editorial, é hora de começar a construí-la. Afinal, se você não tem o costume de planejas com antecedência, deverá desenvolver essa habilidade.
No entanto, isso não é algo que virá com o passar do tempo. O calendário editorial deve ser posto em prática o quanto antes e contar com a ajuda de toda a equipe envolvida no projeto. Só assim o hábito de se planejar vai ser desenvolvido e os trabalhos serão feitos com mais calma e qualidade.
3. Supor que as pessoas vão simplesmente encontrar seu conteúdo: quando se trata de blogs, muita gente pensa que é só colocá-los online que os leitores vão aparecer. Mas essa mentalidade é uma receita para o fracasso. Afinal, com tanto conteúdo na internet, as pessoas provavelmente não saberão que seu blog existe a menos que você use estratégias de divulgação.
Comece usando a mídia social para promoção do blog. Elas são gratuitas, fáceis de usar e podem gerar ótimos resultados, principalmente se você pretende investir em publicidade. Você também pode escolher uma boa ferramenta de gerenciamento de mídia social, que permita agendar posts e dê acesso a relatórios para saber se suas estratégias estão dando certo.
Utilizar plug-ins sociais no seu blog também pode surtir um ótimo efeito. Assim, pessoas que sintam vontade de compartilhar seu conteúdo não precisam sair do blog e entrar na rede social para postar o link; elas simplesmente fazem isso dentro do próprio blog.
Enviar de mensagens por e-mail também é um ótimo tipo de divulgação. Ainda que muita gente pense que o e-mail marketing está ultrapassado, ele surte ótimos efeitos e te mantém em contato com os leitores. Certifique-se de que você tem uma lista de pessoas interessadas e, sempre que houver uma novidade, conte a elas. Você também pode segmentar seus contatos em listas para tornar os envios mais eficientes.
A execução de um blog de sucesso requer atenção cuidadosa aos detalhes. Algumas ferramentas organizacionais podem fazer a diferença entre um blog que falha e outro que resiste ao teste do tempo. Então prepare-se e organize-se antes de colocar o blog no ar para ter mais chances de fazer sucesso.