3 dicas para fazer link building

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
04/03/2021
Otimização de Sites (SEO)

O link building é uma estratégia que pode ser muito útil para o marketing digital de uma empresa. E a razão para isso tem a ver com questões relacionadas ao SEO e ao alcance de um site.

Mas o que é preciso saber para colocar essa tática em prática? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não precisa se preocupar: Para ajudar você a entender melhor sobre o assunto, separamos, neste artigo, as 3 principais dicas para fazer link building. Continue com a leitura para saber mais!

3 principais dicas para fazer link building

Descubra quais são as 3 principais dicas para fazer link building

O primeiro passo para utilizar o link building a seu favor é entender do que se trata esse conceito. E a ideia de link building está diretamente ligada ao SEO off page.

O SEO off page é um dos tipos principais de SEO. Ao contrário do SEO on page, ele se refere às otimizações de uma página que são feitas fora dela, e não em sua estrutura interna. Em outras palavras, tratam-se de técnicas que, feitas de maneira externa, auxiliam na otimização de um site.

Essa otimização, por sua vez, é crucial para garantir o alcance da página. Afinal, ao otimizar um site de acordo com as normas de SEO, ele se torna mais atraente para plataformas de busca como o Google. Isso significa que seu link ocupa posições entre os primeiros resultados de buscas, o que faz com que mais usuários encontrem a página.

Punições do link building

Fonte: Freepik

Sendo assim, fica claro que o SEO é fundamental para promover um site na internet. Isso vale tanto para o SEO on page como para o off page. E uma das principais técnicas de SEO off page é o link building.

A prática consiste em conseguir links em locais externos que levem até a sua página. Dessa maneira, o site se torna mais relevante aos olhos do Google, o que melhora o seu rankeamento. 

Mas como fazer link building? A seguir, vamos dar algumas dicas que vão ajudar você nesta tarefa. Confira!

Use as redes sociais

As redes sociais são ferramentas muito eficientes para o link building. Isso porque, ao postar um link para o seu site em um local como o Facebook ou o Instagram, você está gerando links externos que contribuem para a otimização.

Mas não para por aí: Por conta das opções de compartilhamento das mídias sociais, outros usuários também podem postar links para o seu site. Dessa maneira, você pode ir ganhando cada vez mais links externos de forma orgânica. A consequência é uma melhora considerável no seu alcance.

Aprenda link building

Fonte: Freepik

Faça guest posts em outros blogs

Outra forma de ganhar mais links externos para o seu site é através de guest posts. Um guest post é um post feito em um blog por outra pessoa que não seja o dono. Normalmente, esses posts incluem um link para o blog do autor da postagem, contribuindo, portanto, para o link building.

A melhor maneira de fazer guest posts é mantendo boas relações com outras pessoas que tenham blogs relacionados à sua área. Assim, vale a pena cultivar essas interações e explorar essa possibilidade no futuro.

A importância do Link Building no SEO

Contrate uma agência de marketing digital

Se você precisa de dicas para fazer link building, o ideal é poder contar com ajuda especializada. Para isso, uma agência de marketing digital é uma ótima escolha. A Agência IMMA, por exemplo, é uma excelente opção. A IMMA possui uma equipe altamente qualificada que pode ajudar você neste objetivo.

E aí, quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Link building também é essencial para o posicionamento da marca no Google

Como rankear bem no Google? Essa é uma pergunta que qualquer empresário que se interesse pelo marketing digital precisa se fazer. Afinal, o Google é a plataforma de buscas mais popular na internet. Sendo assim, para uma empresa, é fundamental garantir que os usuários possam encontrar o seu site através de uma busca no Google.

É por conta disso que o rankeamento se torna um fator importante para o sucesso de uma marca na internet. O Google ordena os resultados que correspondem aos termos digitados na busca de acordo com seu algoritmo. E os primeiros resultados tendem a receber a maior parte dos cliques provenientes da plataforma.

A consequência disso é que não basta ter um site para garantir que os usuários vão encontrar a sua marca com o Google. É necessário obter um bom posicionamento nas páginas de resultados de busca.

A importância do Link Building no SEO

Para obter um bom rankeamento nas páginas de resultados do Google, é preciso utilizar técnicas de SEO. SEO é uma sigla que significa search engine optimization, o que, em português, quer dizer “otimização para mecanismos de busca”. As técnicas de SEO, portanto, tornam um site mais atraente para o algoritmo do Google.

Mas como aplicar essas técnicas na prática? Felizmente, existem muitas maneiras de fazer isso. A seguir, então, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar você nesta tarefa. Confira!

Escolha bem uma palavra-chave

Toda página ou conteúdo deve conter uma palavra-chave. A palavra-chave é um termo que é digitado na barra de buscas do Google quando um usuário procura por algo.

A escolha da palavra-chave é essencial para a otimização. Isso porque palavras-chave mais gerais, como, por exemplo, “marketing digital”, carregam uma grande quantidade de concorrência. Desse modo, é preferível escolher uma palavra mais específica, como, por exemplo, “marketing digital para pequenas empresas”. Com isso, a competição que a página encara na hora do rankeamento diminui.

A importância do Link Building no SEO

Otimize também as imagens

As imagens de uma página também devem ser otimizadas. A razão para isso é que o Google possui um serviço de buscas por imagens, o Google Imagens.


Sendo assim, ao otimizar o conteúdo visual de uma página, você aumenta as chances de usuários encontrarem a página através do Google. O resultado, portanto, é uma melhora no alcance do site como um todo.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Melhore a sua velocidade de carregamento

O Google prioriza sites que oferecem boas experiências aos usuários. E ele avalia isso através do tempo que um usuário permanece navegando no mesmo site.


Devido a isso, é importante pensar em formas de evitar que um usuário desista de navegar pelo seu site. E a velocidade de carregamento é um fator determinante para isso. Afinal, ninguém gosta de ficar esperando uma página carregar. 

Portanto, invista em técnicas para acelerar a velocidade de carregamento do seu site. Dessa maneira, você vai oferecer uma experiência melhor para os usuários, tornando o site mais atraente para o Google.

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